Um ótimo livro para trabalhar com as crianças.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil.
- Desenvolver a linguagem oral, através da exposição de ideias sobre a história.
- Desenvolver a coordenação motora fina, através da confecção de flores.
- Estimular o reconhecimento de atitudes de amizade, companheirismo, afetividade e solidariedade, conquistados através de gestos simples.
- Compreender a sequência lógica dos fatos relacionados à história.
Duração das atividades
4 aulas aproximadamente
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
A professora deverá apresentar o livro "A margarida friorenta” às
crianças explorando bem a capa e o título do livro através de perguntas
como:
O que estão vendo?
O que acham que vai acontecer nessa história?
Quem sabe o que significa a palavra “friorenta”?
Explicar que vamos descobrir as respostas durante a leitura do livro. '
Deixar que as crianças manuseiem o livro livremente interagindo com as gravuras e o texto.
Em seguida, a professora deverá fazer a leitura do livro em voz alta para a turma.
A turma leva a história para casa, para leitura com a família.
A história pode ser por audio-visual utilizando a sala de multimídia.
Aula 2
Reconto da história por uma criança;
Fazer uma análise com as crianças sobre o tipo de frio que a
margarida estava sentindo, explicando que não era um frio físico, e sim a
falta de carinho, de proteção, de amor, de companhia.
Conversar sobre esses sentimentos e perguntar se alguém também já
sentiu esse frio. Falar que muitas vezes sentimos coisas que não sabemos
explicar direito, assim como a margarida, mas que com o carinho de
alguém que gostamos poder ajudar muito.
Produção de texto sobre a história e ilustração.
Aula 3
Levar xerocada para cada criança a folha da atividade abaixo, solicitar que respondam de acordo com o livro.
Aula 4
Confeccionar a margarida, utilizando EVA, ( branco, amarelo e verde) palitos de picolé, argila e um pequeno vaso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário