quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A leitura com paradidáticos

   


   A leitura é um ato importantíssimo para aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.

  Ler para os nossos alunos é prática fundamental para despertar o gosto e o desejo pela leitura.

   Dicas de livros em que os personagens nos transmitem ensinamentos sobre como construir o mundo melhor.

Sobre a amizade:

O Príncipe Feliz

A rica estátua de um príncipe, arrependida de seu egoísmo quando viva, com o auxílio de uma andorinha perdida distribui para os súditos partes de seu próprio corpo para ajudá-los. Sem saber, vai perdendo a beleza e a admiração popular, mas ganhando a simpatia Divina. 




Sobre Respeito:

Os três mosquiteiros

Os três mosqueteiros estão prontos para defender o rei Luiz XIII. Athos, Porthos e Aramis enfrentam todos os perigos para impedir que o demoníaco Cardeal Richelieu destrua o rei da França. Enquanto isso, o jovem D'Artagnan que sonha ser um Mosqueteiro, coloca sua vida em risco quando resolve agir sozinho e apaixona-se pela Condessa de Winter, a bela espiã de Richelieu. Se D'Artagnnan conseguir escapar das armadilhas da Condessa e tornar-se um Mosqueteiro, ainda assim terá que provar sua lealdade e habilidade de grande espadachim. 


Sobre Generosidade:

    Oliver Twist

Numa cidadezinha da Inglaterra, uma jovem dá à luz um menino e morre em seguida. O pequeno órfão recebe o nome de 'Oliver Twist' e vive seus primeiros nove anos em instituições de caridade. Não suportando tantos maus-tratos, Oliver foge para Londres, onde inadvertidamente se junta a um bando de marginais, comandado por - Fagin.

Sobre Humildade:
O maravilhoso mundo de Oz
L. Frank Baum (1856-1919), o escritor, poeta, ator e cineasta nascido em Chittenango, Nova York, escreveu um dos mais populares livros da literatura infantil de todos os tempos – O Maravilhoso Mágico de Oz (1900). A versão musical para o teatro do livro foi apresentada na Broadway de 1902 a 1911, com estrondoso sucesso. Não menos sucesso teve a versão cinematográfica de 1939, estrelada por Judy Garland, no papel de Dorothy.A obra nos conta a encantadora história da garota Dorothy, que é levada por um ciclone à fantástica Terra de Oz, onde entra em contato com o Homem de Lata, o Espantalho, o velho mágico e uma série de outros personagens fabulosos, em uma jornada de pura magia e beleza.Esta edição contém ilustrações da primeira edição da Geo. M. Hill Co., Chicago – New York, 1900, de W. W. Denslow.


Sobre Responsabilidade:

O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parabola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Principe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa.... Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho numero 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Principe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo.

Sobre Coragem:

O vento dos salgueiros
"...um livro infantil divertidíssimo, contrastando a vocação doméstica e intimista do Toupeira com o espírito aventureiro do Rato, a sabedoria ajuizada do Texugo e as destrambelhadas aventuras do Sapo, rebelde, sem juízo, entusiamadamente triunfante em sua irreverência. Pela força psicológica dos personagens que cria e a quem dá vida - ainda que sejam simples animaizinhos do campo ou habitantes das margens de um rio - Kenneth Grahame dá origem a um universo que nenhum leitor esquece. Em suas ações, se desenrola uma história de crescimento, de formação de um personagem (Toupeira), e essa narrativa é que nos carrega. O leitor acompanha emocionado o relato de uma situação com que toda criança sonha - e muito adulto também. Ou seja, vamos seguindo o processo em que o herói sai da segurança do lar para se lançar no mundo, e passa de um estágio de inexperiência e medo para uma fase mais madura, em que tem condições de dar conselhos e é capaz de liderar os outros."

Sobre Amor:


Heide
Heidi é uma história sobre a vida de uma menina órfã da Suíça escrita como livro infantil em 1880 pela escritora suíça Johanna Spyri.
Muitas gerações de crianças se encantaram com a história de Heidi, essa adorável e alegre menina que, na sua maneira inocente, consegue transmitir o sentido da verdadeira felicidade a todos os que com ela convivem. É a docilidade e a sabedoria ingênua desta personagem que permitem descobrir que são os pequenos gestos e as atitudes, os verdadeiros sentimentos, como o amor, a generosidade e a simplicidade, alguns dos ?segredos? para se alcançar essa felicidade. Não é à toa que Heidi é uma das histórias infantis mais populares do mundo e que continua ?ensinando? até os dias de hoje. 

Bom trabalho!

Um comentário:

  1. Sempre li para os meus alunos e continuo com os meus sobrinhos! Leitura eh fundamental para o crescimento, maturidade, enriquece o vocabulario e a criatividade! Adoro!!
    Excelentes dicas de leitura!
    Bjs e um lindo dia!!!

    ResponderExcluir