Este é um projeto que estou trabalhando com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental I
ÁGUA,
ESPERANÇA E FUTURO. ATÉ QUANDO?
OBJETIVOS
GERAIS:
Auxiliar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas
reais dos problemas que o PLANETA vem enfrentando com a poluição e a falta de
água, onde possam:
·
Perceber as interferências negativas e
positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
·
Reconhecer que a qualidade de vida está ligada
às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
·
Adotar por meio de atitudes cotidianas,
medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
·
Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio
e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
·
Conscientizar que a água não deve ser
desperdiçada, nem poluída.
JUSTIFICATIVA:
Esse
projeto visa proporcionar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros
problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. Além
de uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que
possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio
ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados
à sua proteção e conservação dos recursos naturais.
CONTEÚDOS:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Saber sobre a necessidade de se economizar água
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades
• Compreender o ciclo da água
• Conhecer as causas da poluição da água
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável
• Identificar o percurso da água do rio até as casas
• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema
• Visitar uma estação de captação e tratamento de água
• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos
DESENVOLVIMENTO:
·
Estudo
da palavra água;
·
Linguagem
oral e escrita;
·
Cruzadinhas
e caça palavras;
·
Conversar
com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em
que vivemos;
·
Contar
algumas histórias associada ao tema;
·
Pesquisa
levadas pelas crianças, e análise das mesmas;
·
Confeccionar
um livro com figuras e produções de texto individuais;
·
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos
e no corpo)
·
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
·
Situações-problema envolvendo a água
·
Elaboração
de painéis
·
Vídeos
que abordam o tema;
·
Visita
a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição
dos rios;
·
Trabalhar
com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida,
para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
·
Entrevista
com um profissional da rede de tratamento de água;
·
Ouvir
músicas relacionadas à água.
·
Expedição
Pedagógica
METODOLOGIA:
Ensinar
as crianças desde pequenas os cuidados
com a natureza, preservar
o meio ambiente e uso
racional da água, sem desperdícios para que no futuro não
falte.
Espera-se
que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da
água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem
desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses
aprendizados.
AVALIAÇÃO:
Deverá
ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das
discussões do grupo e das atitudes diante do projeto. O professor deverá
avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma
individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica
e construtiva.
Oi!
ResponderExcluirVim conhecer o blog e te desejar boas vindas ao E.M!
Olá parceira do EM, Ivanilda da Costa!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog Amar e Educar e parabéns pelo Projeto Água, excelente conteúdo, conscientizando e educando as crianças para provocar mudança de hábitos junto aos seus familiares e amigos em prol das próximas gerações e da sustentabilidade do nosso planeta.
Abs.
Maria Odete A Pinho
http://projetoajoambiental.blogspot.com
Parabéns pelo projeto realizado!Adorei...
ResponderExcluirObrigada por compartilhar o teu trabalho!
Parabéns pelo projeto .
ResponderExcluir