segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PROJETO ÁGUA



 Este é um projeto que estou trabalhando com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental I


ÁGUA, ESPERANÇA E FUTURO. ATÉ QUANDO?

OBJETIVOS GERAIS:

Auxiliar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o PLANETA vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
·         Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
·          Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
·         Adotar por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
·         Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
·         Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída.

JUSTIFICATIVA:


Esse projeto visa proporcionar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. Além de uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação dos recursos naturais.


CONTEÚDOS:


1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS

• Saber sobre a necessidade de se economizar água
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades
• Compreender o ciclo da água
• Conhecer as causas da poluição da água
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável
• Identificar o percurso da água do rio até as casas
• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema
• Visitar uma estação de captação e tratamento de água
• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos

DESENVOLVIMENTO:

·         Estudo da palavra água;
·         Linguagem oral e escrita;
·         Cruzadinhas e caça palavras;
·         Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos;
·         Contar algumas histórias associada ao tema;
·         Pesquisa levadas pelas crianças, e análise das mesmas;
·         Confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais;
·         Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
·         Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
·         Situações-problema envolvendo a água
·         Elaboração de painéis
·         Vídeos que abordam o tema;
·         Visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
·         Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
·         Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
·         Ouvir músicas relacionadas à água.
·         Expedição Pedagógica

METODOLOGIA:

Ensinar as crianças desde pequenas os cuidados com a natureza, preservar o meio ambiente e uso racional da água, sem desperdícios para que no futuro não falte.


CONCLUSÃO:
Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.


AVALIAÇÃO:

Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo e das atitudes diante do projeto. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

2 comentários:

  1. Oi!
    Vim conhecer o blog e te desejar boas vindas ao E.M!

    ResponderExcluir
  2. Olá parceira do EM, Ivanilda da Costa!

    Parabéns pelo Blog Amar e Educar e parabéns pelo Projeto Água, excelente conteúdo, conscientizando e educando as crianças para provocar mudança de hábitos junto aos seus familiares e amigos em prol das próximas gerações e da sustentabilidade do nosso planeta.

    Abs.
    Maria Odete A Pinho
    http://projetoajoambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir