segunda-feira, 1 de julho de 2013

PROJETO: SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE




OBJETIVO GERAL:

Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

JUSTIFICATIVA:

     “O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s2.001)
  
  Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
     Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
     A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.

  • Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.

  • Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
  • Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
  • Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
  • Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
    Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
  • Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
  • Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
  • Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
  • Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
  • Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
  • Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.


    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:    

  • Confecção da logomarca do projeto com os alunos. (concurso de desenhos)
  • Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.
  • Construção do Alfabeto Ecológico
  • Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
  • Montagem de painel
  • Produção de texto
  • Teatro
  •  Música
  • Passeios Ecológicos
  • construção minhocário e horta;


AVALIAÇÃO:

A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.





SUGESTÕES DE TEMAS PARA AS TURMAS:


APRENDENDO ATRAVÉS DAS CORES DO JARDIM


·         Sensibilização e mobilização permanente em relação ao meio ambiente e a necessidade de participação de todos e todas na construção da Sustentabilidade em suas várias dimensões.
Os alunos são incentivados, através de cartazes, a manter a sala limpa, colocar o lixo na lixeira, cuidar dos materiais escolares e cultivar hábitos de higiene com o corpo.
·         Oficina de desenho
·         Rodas de Leituras
·         Músicas
·         Pesquisa sobre as diversas paisagens que o homem precisa modificar o meio ambiente
·         Produção de mudas



ÁGUA, ESPERANÇA E FUTURO. ATÉ QUANDO?

·         Rodas de Conversa  sobre o meio ambiente e seus problemas.
·         Oficinas de desenho, colagem e pinturas
·         Pesquisas envolvendo o tema



DEIXANDO DE SE LIXAR PARA O LIXO

·         Realização de rodas de conversas
·         Oficinas de desenho, colagem e pintura
·         Montagem de uma peça teatral
·         Pesquisas relacionadas ao tema
·         Sensibilização e mobilização em relação ao meio ambiente e seus problemas através da confecção de cartazes e de uma maquete apresentando um rio limpo e um outro poluído.
·         Oficinas de musica onde aprenderam diversas músicas que abordam o meio ambiente.



 EDUCAÇÃO E VIDA: COMPROMISSO COM O PLANETA.


·         Sensibilização e mobilização em torno do meio ambiente e seus problemas através da colocação de cartazes em sala de aula.
·         Roda de conversa sobre o meio ambiente e seus problemas
·         Pesquisa sobre animais em risco de extinção
·         Produção de texto
·         Implantação de uma campanha de alerta sobre o uso da água na escola
·         Implantação de uma campanha de alerta sobre a limpeza na escola

 



 

22 comentários:

  1. Oi Ivanilda!Parabéns pelo blog e pelo projeto.Gostei muito.Conte comigo.Bjos!
    www.rosangelaprendizagem.blogsspot.com

    ResponderExcluir
  2. parabéns ! muito bom o seu projeto amei

    ResponderExcluir
  3. sou bióloga e gostei muito do projeto , para trabalhar na escola . beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei, estou criando um projeto em Ubatuba e com certeza est´;a sendo muito útil essaas informações, obrigado, meu i-mail é guimatim@hotmail.com e gostaria de receber mais informações, obrigado.. Oswldo Guimaraes.

    ResponderExcluir
  5. Projeto maravilhoso. O levarei para nossa escola para que todos possam apreciá-lo e ampliar a qualidade do nosso projeto.Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. adorei o projeto muito bom,me ajudou muito

    ResponderExcluir
  7. Adorei o projeto me ajudou a construir o meu projeto com meus miúdos, obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o projeto,me ajudou muito pasarei a idéia.

    ResponderExcluir
  9. encantada com o seu projeto!!! Com certeza vou colocar em pratica!!!

    ResponderExcluir
  10. Estou fazendo um curso sobre pegada ecológica e gostei muito do seu projeto. O segredo é esse mesmo. Trabalhar a criança. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Parabens, o projeto e exemplo para outras escola - Natal-RN

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu blog.Consegui tirar várias duvidas com o teu projeto.Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu projeto lindooooo mesmo vou colocar em prática com os alunos sua idéia muito me ajudou parabéns pelo projeto lindo

    ResponderExcluir
  14. projeto muito bacana, vamos tentar fazer algo assim no colegio objetivo zona norte sp, bem legal, parabéns pelo conteudo aplicado aqui, lindo demais

    ResponderExcluir
  15. parabéns pelo projeto, me ajudou muito a leitura do mesmo para minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  16. Olá, bom dia! Amei o seu projeto. Você me autoriza trabalhá-lo? Farei umas pequenas alterações de acordo com a nossa realidade, se você me permitir...Obrigada!

    ResponderExcluir