- JUSTIFICATIVA:
A partir da necessidade de mostrar às crianças a importância que o índio tem
para nossa sociedade brasileira, e que o conjunto de substantivos forma o
subst. Coletivo decidimos elaborar este projeto.
Começaremos estudando sobre os costumes indígenas, sendo assim, partiremos para
um estudo sobre substantivos, tendo como auge o substantivo coletivo.
Concluindo, diante da comemoração do dia do índio, decidimos despertar nos
alunos o prazer de conhecer o surgimento da nossa cultura (que atualmente está
um pouco esquecida) e a vontade de cultivá-la. Através destas descobertas
culturais, da comemoração, estaremos levando aos alunos a descobrirem o que é
um substantivo coletivo (= conjunto de espécies, animais, coisas, pessoas), e
faremos isto, devido a palavra tribo = que é o coletivo de índios, que
aparecerá no decorrer do projeto.
- OBJETIVOS:
Gerais: - Resgatar a cultura brasileira, aprendendo neste
assunto a classificação do substantivo, principalmente o substantivo coletivo.
Específicos: - Conhecer substantivo coletivo.
-
Reconhecer nos diversos textos os coletivos.
-
Conscientizar-se do surgimento da cultura
brasileira.
-
Preservar nossa cultura.
- DESENVOLVIMENTO:
Séries Iniciais:
Þ Incentivar os alunos com a música “Vamos Brincar De
Índio – XUXA” http://www.youtube.com/watch?v=ba9JLbDrpWI
Ø pode utilizar a música de Jorge Benjor “todo dia
era dia de índio”
Þ Conversar, trocar informações com a turma a
respeito dos índios.
Þ Explicar que os índios foram os primeiros
habitantes do Brasil, seus costumes, sua língua, sua forma de religião e sua
cultura.
Þ Construir texto no Word
ou Writer ou a partir do que foi
explicado.
Þ Revisar substantivo, comum, próprio, introduzindo
coletivo, a partir da música já citada.
Þ Pesquisar em grupo alguns substantivos coletivo.
Þ Confeccionar um cartaz com os coletivos
pesquisados.
Þ Realizar atividades
Þ Þ Desenhar objetos indígenas e pintar o desenho do
índio.
Þ Brincar “o índiozinho saiu da oca”
Þ Confeccionar cocar do índio (google imagens)
Þ Dramatizar a música “Vamos Brincar de Índio”.
- MATÉRIA PRINCIPAL:
Português:
Ø Após ouvirmos a música “Vamos Brincar de Índio”,
distribuiremos aos alunos a letra da música (http://letras.terra.com.br/xuxa/91250/),
a fim de interpretá-la oral/escrita.
Ø Revisar através de uma conversa informal, o
substantivo comum e próprio.
EX:
Vamos relembrar o que é subst. Comum e Próprio. Alguém se lembra:
Substantivo:
É a palavra que dá nome aos seres (pessoas, animais, coisas)
Substantivo
Comum: É aquele que dá nome a seres dentro de sua espécie. (escrito com letra
minúscula) – índio, oca.
Substantivo
Próprio: É aquele que dá nome ao ser, dentro da sua espécie, de modo
particular. ( escrito com letra maiúscula) – Xuxa, Brasil.
Ø Introduzir substantivo coletivo.
Substantivo Coletivo: São substantivos que mesmo no
singular, designam um conjunto de seres da mesma espécie. Indica um conjunto de
pessoas, animais ou coisas.
EX: Vamos observar na música quais coletivos que
aparecem: um conjunto de ocas forma uma aldeia; um conjunto de índios
forma uma tribo.
Ø Dividir a sala em grupos (a quantidade fica a
critério do professor) e pediremos que os componentes dos grupos pesquisem “8”
substantivos coletivos (quantidade que o prof. determinar). Através de sites na
internet.
Ø Fazer um cartaz contendo todos os coletivos
pesquisados.
Ø Produzir textos a partir do tema índio (Word ou Writer).
Ø Realizar atividades/jogos de fixação a partir do
blog abaixo:
Obs: Os substantivos devem ser trabalhados de
acordo com o Ano/Série do aluno.
A música também pode ser trocada de acordo com a
necessidade.
1) Vamos escrever usando o editor de textos (Word ou Writer
) os substantivos coletivos que nos lembram sobre os índios:
a) Pássaros
b) Peixes
c) Índios
d) Ocas
e) Árvores
2) Rescreva
as frases abaixo, substituindo a palavra em destaque por um coletivo que lhe
corresponda e alterando o que for necessário.
a) Os artistas da novela
saíram atrasados
O elenco da novela saiu atrasado.
b) As abelhas estão produzindo
mel.
O enxame
está produzindo mel.
c) Os jurados se reuniram na
sala secreta.
O júri se
reuniu na sala secreta.
d) As fotos estão perfeitas.
O álbum está
perfeito.
e) Os
músicos são um sucesso.
A banda é um sucesso.
f) Os alunos estão aprendendo o conteúdo.
A turma ou classe está aprendendo o conteúdo.
3) Ligue
os substantivos coletivos no seu significado:
( 1 )
Alcatéia
( 9) Chaves
( 2 )
Vara
(
4 ) Mapas
( 3)
Rebanho
( 6) Ladrões
( 4 )
Atlas
(5 ) Aves
( 5 )
Bando
(
8 ) Flores
( 6 )
Quadrilha
( 7) Estrelas
( 7)
Constelação
( 2 ) Porcos
( 8 )
Ramalhete
(
1 ) Lobos
( 9 )
Molho
( 3 ) Gado em geral, ovelhas...
( 10 )
Cacho
( 10 ) Uva, banana.....
4) Ditado ( ditar o substantivo comum para escrever o
coletivo e vice –versa):
a) Discoteca = discos
b) Livros
= biblioteca
c) Pelotão
= soldados
d) Ilhas
= arquipélago
e) Cães
= matilha
f) Fauna = animais
g) Plantas
= flora
h) Réstia
= alho, cebola
i) Letras = alfabeto
j) Pessoas = multidão
l) Galeria = quadros
m) Clero
= sacerdotes
- INTERDISCIPLINARIDADE:
Artes :
Ø Passar/ouvir (no
aparelho de som ou do projetor integrado)
a música/vídeo “Vamos Brincar de Índio”
Ø Desenhar objetos indígenas a partir de pesquisa no google imagens.
Ø Confeccionar Cartazes(com coletivos) e Mural (com
gravuras/textos sobre os índios).
Ø Pintar o desenho do índio.
Ø Construir uma história (utilizar o HagáQuê)
Ø Fazer exposição das atividades sobre Dia do Índio
Ø Confeccionar um mural sobre “Índios Ontem/Hoje”. (google imagens)
- História/Geografia:
Ø Explicar sobre os índios através de rodas de
conversa com a turma:
Quem foram os 1º hab.? Como andavam? Seus costumes?
Ø Disponibilizar os jogos educativos sobre Dia do
Indio, de acordo com o Ano/Série:
Em grupos, nos links abaixo pesquisar
sobre:
Ø Povos Indígenas na Fronteira de Mato Grosso do Sul:
http://www.corumba.com.br/pantanal/pant_indio.htm
A partir de conhecimentos que o professor possui e
pesquisas em sites ele
explicará:
Na
época do descobrimento, o Brasil era habitado por indígenas. Os índios foram os
primeiros habitantes do Brasil. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a
terra já era deles. Eles formavam várias tribos. A reunião das tribos formavam
a nação.
As
duas grandes nações que habitavam o Brasil eram os Tupi – Guaranis (no litoral)
e Iês – Tapuias (no interior).
Suas
casas eram chamadas ocas, dispostas em círculo em torno da ocara (pátio) e
protegidas por uma cerca chamada caiçara.
Andavam
nus ou seminus. Enfeitavam-se com penas, dentes de animais, ossos, pedaços de
madeira e geralmente pintavam os corpos.
Cada
tribo tinha um chefe que era chamado de pajé.
Alimentavam-se
da caça, pesca, e frutas.
Cultivavam
o milho, a mandioca, diversas frutas, como o cará, etc.
Com
o milho fermentado faziam uma bebida bem forte, chamada Cauim.
Dormiam
me redes, tecidas por eles e quando morriam eram enterrados em potes de barros
ou enleados na rede, acompanhados de suas armas.
Ø Passar o texto “ Índios” para a turma no projetor integrado:
Índios:
Os índios foram os
primeiros habitantes do Brasil.
Quando os
portugueses chegaram ao Brasil, a terra já era deles.
Eles tinham seus
costumes, suas leis e sua língua.
Os homens brancos
chegaram e quiseram mudar tudo.
Ensinaram seus
costumes, sua religião, sua língua.
Além disso,
obrigavam os índios a trabalharem para eles, como escravos.
Os índios se
revoltaram. Muitos fugiram, indo viver em outros lugares.
Quando havia lutas,
os homens brancos quase sempre venciam, porque tinham armas de fogo.
Antes havia muitos
índios no Brasil. Atualmente são bem poucos.
Até hoje, os brancos
continuam expulsando os índios de suas terras.
O índio também é um
brasileiro, ele precisa ser respeitado.
Veja como é a vida
dos índios numa comunidade indígena que ainda conserva os costumes de
antigamente:
v Os índios moram em ocas. Um conjunto de ocas
chama-se tabas ou aldeias.
v Eles plantam, caçam, pescam e fabricam suas armas.
v Os índios se alimentam de carnes de animais (que
eles caçam ou pescam), de banana, milho, mandioca e de outros vegetais e frutas.
v O chefe da tribo é o cacique ou morubixaba.
v O Chefe religioso é o pajé.
v As armas são arco e flecha, a lança e o tacape.
Interpretação: - Quem foram os primeiros moradores
do Brasil?
-
Como eram seus costumes?
-
Como vivia o índio, antes da chegada dos
portugueses? E hoje?
-
Desenhe algo que os índios usavam “armas, enfeites”
- Educação Religiosa:
Ø Através do poema “Jesuítas e a catequese “,
conversaremos com a turma sobre a religião do índios (que adoravam a natureza)
, as diferenças / semelhanças com a nossa religião ( adorar o Deus verdadeiro)
.
JESUITAS
E A CATEQUESE
Os primeiros governadores
Querendo os índios aproveitar
Trouxeram os Jesuítas
Para os catequizar
O padre José de Anchieta
Deu-lhes fé, ajuda e amor
E ensinou-lhes a existência
De um ser supremo : o Criador
Outro nobre jesuíta
Que os índios pacificou
Foi o grande Manoel da Nobrega
Que em si nunca pensou
Outro que veio ajuda-los
Foi o Padre Manoel Vieira
Que trabalhou sem cessar
Sem nunca sentir canseira
Como eles, muitos outros
Distribuindo saber e amor
E aqui , nossa homenagem
A estes, Padre de valor!
MATEMÁTICA:
Problemas:
1) Numa
aldeia moram 147 índios. Sabemos que em cada oca moram 7 índios. Quantas ocas
existem nessa aldeia?
147 : 7=
21
R. Existem 21 ocas.
2) Uma
tribo indígena alimentou-se com um cardume composto de 36 peixes. Outra tribo
se alimentou com o dobro deste cardume. E uma terceira tribo com a metade do
dobro da segunda. Quantos peixes foram consumidos pela 1,2, e 3 tribo? E as
três juntas quanto consumiram?
1º =
36
36+72+36= 144.
2º = 36x2=
72
3º = 72: 2 =
36
R. Consumiram num
total 144 peixes.
Ø Criar problemas envolvendo coletivo (com as 4
operações fundamentais).
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Ø Levar os alunos para quadra ou pátio da escola.
Desenhar no chão “ocas (casa dos índios)” a quantidade de alunos que estiver
presente, tirar um.
EX:
Tem 40 alunos, iremos desenhar 39 ocas, irá faltar um , que este será o
cacique.
Após
os desenhos feitos, cada aluno irá virar indiozinho e ocupará uma oca, exceto o
cacique. Quando o professor dizer: o indiozinho saiu da oca, todos deverão sair
e procurar outra oca, o cacique deverá procurar uma oca, e quem ficar sem oca
vira o cacique.
- CULMINÂNCIA:
Encerraremos o projeto com a
esposição dos tabalhos, e a dramatização da música “Vamos Brincar de Índio”
Lanche especial com comidas
típicas, onde cada aluno traz uma comida. Ex.: pamonha, mandioca frita, cural,
caldo de milho e outros.
- RECURSOS:
- Projetor Integrado
- Microcomputadores
- Aparelho de som
- Quadro e giz
- Papel graffit e cartolina
- AVALIAÇÃO:
A
avaliação será feita durante todo o andamento do projeto. O aluno é valorizado
em todas as atividades que participará. Em resumo, o aluno é avaliado a todo
instante.
CONSTRUINDO
PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
Acesse os links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário