quarta-feira, 13 de março de 2013

O CICLO DA ÁGUA


Plano de Aula








 TRABALHAR O CICLO DA ÁGUA COM OS ALUNOS 3º E 4º ANO.

OBJETIVOS
  • Reconhecer as fases da água e onde ela é encontrada
  • Observar e descrever o ciclo da água



Desenvolvimento da aula

Inicie a aula resgatando os conhecimentos que os alunos têm a respeito da água. Pergunte: por que a água é um recurso natural essencial à vida? Qual é a função da água para as plantas? E para o organismo do ser humano? Qual é a relação da água com a temperatura da Terra? Em quais estados físicos a água é encontrada na natureza? Qual é a quantidade de água que existe no planeta? E em nosso corpo? O que é o ciclo da água?

Etapas

  • Assista à animação O ciclo da água indicada no (Sugestões de multimídia) e depois peça para a turma responder algumas questões.
    a) A água existe em quais estados?
    b) De que maneira é formada a chuva?
    c) Para onde a água da chuva vai quando chega ao solo?
    d) Qual é o local onde existe a maior parte da evaporação da água?
    e) Represente por meio de desenho o caminho que a água percorre antes de evaporar novamente.
    f) Liste as dicas de bom uso da água, mostradas no vídeo.
    g) O que compõe o esgoto? Para onde ele vai e como a água contida nesse esgoto é devolvida aos rios?

  • Proponha uma experiência que irá simular o que ocorre no ciclo da água, especialmente na formação das chuvas. Para isso, será necessário um aquário ou bacia de vidro transparente, água aquecida, um copo, um prato de alumínio e lanterna.
    Coloque água aquecida na bacia de vidro ou aquário e ponha o copo vazio com a boca para cima dentro do aquário. O copo vai servir de medidor de chuva. Cubra o aquário ou bacia de vidro com o prato de alumínio e espalhe pedaços de gelo em cima do prato. O prato com o gelo representa a atmosfera fria, parte da água aquecida vai se transformar em vapor-d’água que evaporará até o prato de alumínio. Quando o vapor chegar ao prato frio, se transformará em água e cairá em gotículas de “chuva”.
    No final da experiência, peça para a turma elaborar um registro com o material utilizado na simulação da chuva, os passos da atividade e a conclusão.
  • Pergunte aos alunos: a quantidade de água que existe no planeta, pode acabar ou diminuir? Escute as hipóteses dos alunos e depois leia o texto abaixo.
    A água no planeta Terra
    O volume total de água na Terra não aumenta nem diminui, é sempre o mesmo. A água ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta.
    Mas 97,5% da água do planeta é salgada. Da parcela de água doce, 68,9% encontra-se nas geleiras, calotas polares ou em regiões montanhosas, 29,9% em águas subterrâneas, 0,9% compõe a umidade do solo e dos pântanos e apenas 0,3% constitui a porção superficial de água doce presente em rios e lagos. A água doce não está distribuída uniformemente pelo globo. Sua distribuição depende essencialmente dos ecossistemas que compõem o território de cada país. Segundo o Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na América do Sul encontra-se 26% do total de água doce disponível no planeta e apenas 6% da população mundial, enquanto o continente asiático possui 36% do total de água e abriga 60% da população mundial. Atualmente, mais de 6 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam cerca de 54% da água doce disponível em rios, lagos e aquíferos.

    Após a leitura dos textos, pergunte: se a água não aumenta nem diminui, por que precisamos economizá-la?
    Depois de ouvir as constatações dos alunos, conclua que o número de pessoas aumenta cada vez mais no planeta e a distribuição de água potável tratada não é a mesma em todo o mundo. Quando dizemos que a água é desperdiçada, estamos nos referindo à água tratada que poderia ser usada mais racionalmente, poupando energia e a construção de mais estações de tratamento.
  • Acesse o site indicado no ( http://teen.ibge.gov.br/) Sugestões de multimídia, ou imprima o texto da Declaração Universal dos Direitos da Água. Leia os 10 artigos com os alunos e separe a turma em grupos para cada equipe escrever o seu artigo e ilustrá-lo num cartaz para compor um mural. Ressalte o artigo 4º que prega a preservação da água, em especial a dos mares e oceanos, por onde os ciclos da água começam.

      Assista a animação: O ciclo da água







 

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