quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PROJETO CARNAVAL


INTRODUÇÃO 

Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O carnaval é um grande exemplo disso. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar.
Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.

JUSTIFICATIVA

O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial.
Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.

OBJETIVOS GERAIS
Conhecer os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na etnia brasileira.

Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social.
Conhecer as marchinhas carnavalescas. 
Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias e histórias.
Estabelecer relação entre passado e moderno.

Procedimentos Metodológicos
Fazer um baile de carnaval para que as crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.

Levar para a sala de aula os elementos do carnaval através de imagens ou objetos.
Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco.
Fazer pinturas faciais nas crianças e disponibilizar diferentes roupas e adereços para que possam usar como fantasias.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
 Confecção de painel com recortes e fotos carnavalescas.

 Trabalhar músicas carnavalescas
 Confeccionar máscaras carnavalescas com material de sucata.
 Listar as fantasias que as pessoas costumam usar em carnaval.
 Pular carnaval usando roupas e acessórios diversos como fantasia.

CULMINÂNCIA Desfile de fantasias.

 Exposição de painéis. 
 Baile carnavalesco.

Abaixo estão relacionados alguns sites em que os alunos poderão efetuar as pesquisas:
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
http://www.brasilescola.com/carnaval/
http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=465
http://www.miniweb.com.br/cidadania/Dicas/carnaval.html
http://artes.com/carnaval/historia.html
http://www.axezeiro.com.br/noticia/mat%C3%A9rias/3250,doencas-do-carnaval.html
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/111049
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/festas.aspx?cod=278
http://vestibular.iesam-pa.edu.br/pdf/Prova_2008-2.pdf
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/8888
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=2714&ReturnCatID=487
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/02/26/materia.2009-02-26.2912063039/view

1.  Segue abaixo a lista de algumas marchinhas:
 
http://www.suapesquisa.com/carnaval/marchinhas_carnaval.htm
http://marchinhasdecarnaval.letrasdemusicas.com.br/
 
2. Sugestão para que os alunos confeccionem máscaras de carnaval com papel reciclado ou “papel marche”.

http://www.confagri.pt/Ambiente/ObjectosResiduos/doc29.htm
http://www.sonholilas.com.br/2007/05/24/receita-de-papel-mache/ 

3. Desenhos para colorir:





Um comentário: