terça-feira, 6 de novembro de 2012

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Aprenda a valorizar a cultura negra em casa e na escola

       

     O que é o Dia da Consciência Negra? Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. Escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ele é dedicado à reflexão sobre presença do negro na sociedade brasileira. "O Dia da Consciência Negra sinaliza a ideia do marco, marca o valor da conquista da liberdade deste grupo".

     Hoje, a lei brasileira obriga as escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar. "A sociedade em que vivemos valoriza outro estereótipo, o que resulta na invisibilização do negro.

      "A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas". Estratégias simples, como a introdução de bonecas negras, podem ter um efeito positivo para reforçar a identificação cultural dos alunos negros.

  

SUGESTÕES:

 

O professor também, pode fazer uma leitura de alguns contos que abordam sobre as diferenças raciais. Após o conto, refletir com os alunos sobre o tema em destaque. O professor ainda poderá utilizar bonecas(os) que representam as difenças raciais para abordar sobre o tema.

 

 SUGESTÕES DE CONTOS PARA ABORDAR O TEMA:               

Menina Bonita do Laço de Fita.


O Patinho Feio

 

 OUTROS LIVROS, É SÓ CLICAR:

 

 DOWNLOAD AQUI

Tudo Bem Ser Diferente
Autor: Todd Parr

A obra ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos. O autor lida com as diferenças entre as pessoas de uma maneira divertida e simples, abordando assuntos que deixam os adultos sem resposta, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais. 

 


DOWNLOAD AQUI
O Menino Marrom
Autor: Ziraldo

O Menino Marrom conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos. 

 





BAIXAR LIVRO A BONEQUINHA PRETA AQUI



SINOPSE
Mariazinha e sua Bonequinha Preta, são muito amigas. Certo dia, Mariazinha saiu com sua mãe e não pôde levar a Bonequinha Preta. Mariazinha pediu a bonequ
inha para se comportar e também para não chegar à j
anela. Mas os pedidos de Mariazinha não adiantaram. A Bonequinha Preta ouviu miados na rua, chegou até a janela e um acidente aconteceu.

 


LIVRO AS TRANÇAS DE BITOU PARA DOWNLOAD AQUI

Conta a história de uma menina que queria ter tranças, mas na verdade ti

nha somente quatros birotes na cabeça
 

2 comentários: