SUBTEMA: PAISAGENS QUE NOS
RODEIAM
Justificativa:
Sentiu-se a necessidade de mostrar quanta
beleza encontramos no nosso Estado e que estas paisagens são essenciais para a
nossa vida. Esse projeto visa promover a importância das mudanças
nas paisagens ocorridas ao longo do tempo, valorizando nossas praias, lagoas,
mirantes e demais espaços para uma boa melhoria de vida aos alagoanos ,tendo
sempre em visão que a natureza é parte integrante da nossa vida.
Objetivo Geral:
Constatar a ação humana na
paisagem, identificando as modificações e conhecer os encantos naturais que
Alagoas nos oferece.
Objetivos específicos:
·
Conhecer as várias
paisagens no nosso Estado;
·
Identificar as
mudanças ocorridas ao longo do tempo;
·
Reconhecer os tipos
de relevo presentes;
·
Identificar a nossa
cultura;
·
Reconhecer a formação
do relevo dos nossos bairros;
·
Identificar os
fatores naturais que provocam a transformação da natureza;
·
Identificar ações
humanas que provocam as transformações das paisagens;
·
Localizar o Estado de
Alagoas no Brasil, destacando a área e a forma do nosso Estado;
-
·
Preservar os recursos naturais Possibilitar um
desenvolvimento e interação social ;
·
- Consolidar conceitos de preservação
ambiental dentro e fora do espaço escolar.
Caracterização
da área de estudo.
Alagoas é um estado brasileiro situado na região
Nordeste. Seu território apresenta diversas paisagens. O espaço geográfico
natural de Alagoas é formado a partir de elementos naturais, tais como: relevo,
clima, vegetação e hidrografia.
Cronograma
do projeto
De agosto à outubro (2 meses)
Desenvolvimento
das atividades
1ª etapa Formar equipes distribuir a cada uma delas uma cartolina onde terão que desenhar ou escrever o que sabem a respeito do tema "Paisagens alagoanas". Estipular um tempo para que realizem o levantamento do conhecimento prévio. É preciso definir o que a turma já sabem e o que precisam saber. Esse momento de discussão permite que os alunos partilhem seus conhecimentos entre si e com os professores, gerando mudanças de atitude em relação ao tema.
2º etapa Promover fontes de pesquisa (sites, revistas, livros, reportagens...) para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar frente as paisagens alagoanas. Propor que os estudantes coletem, selecionem e organizem os dados obtidos na pesquisa.
3ª
etapa - Partindo para a ação
Pedir para que cada aluno faça um levantamento em sua casa, conversando com os adultos, para saber qual é o tipo de paisagens naturais e culturais de Alagoas.
Pedir para que cada aluno faça um levantamento em sua casa, conversando com os adultos, para saber qual é o tipo de paisagens naturais e culturais de Alagoas.
Avaliação:
Observar a interação do aluno com o projeto. Verificar o desenvolvimento da ação positiva frente às propostas. Perceber a mobilização individual e coletiva para preservar e melhorar o seu entorno. Verificar se o aluno percebe que esse trabalho não se resume a uma iniciativa pontual. Observar se o painel criado reflete um posicionamento crítico em relação às propostas. Avaliar se o aluno, tendo realizado várias atividades em pequenos grupos de busca de informações em fontes variadas, é capaz de cooperar nas atividades de grupo e acompanhar as etapas do projeto.
MODELO DE LEMBRANCINHA
COQUEIRO
AMEI TEU BLOG! TUDO MUITO MARAVILHOSO! BJUS!
ResponderExcluir