quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PROJETO: ALAGOAS: NOSSA TERRA, NOSSO LUXO


SUBTEMA: PAISAGENS QUE NOS RODEIAM
Justificativa:

Sentiu-se a necessidade de mostrar quanta beleza encontramos no nosso Estado e que estas paisagens são essenciais para a nossa vida. Esse projeto visa promover a importância das mudanças nas paisagens ocorridas ao longo do tempo, valorizando nossas praias, lagoas, mirantes e demais espaços para uma boa melhoria de vida aos alagoanos ,tendo sempre em visão que a natureza é parte integrante da nossa vida.

Objetivo Geral:

Constatar a ação humana na paisagem, identificando as modificações e conhecer os encantos naturais que Alagoas nos oferece. 

Objetivos específicos:

       

·         Conhecer as várias paisagens no nosso Estado;

·         Identificar as mudanças ocorridas ao longo do tempo;

·         Reconhecer os tipos de relevo presentes;

·         Identificar a nossa cultura;

·         Reconhecer a formação do relevo dos nossos bairros;

·         Identificar os fatores naturais que provocam a transformação da natureza;

·         Identificar ações humanas que provocam as transformações das paisagens;

·         Localizar o Estado de Alagoas no Brasil, destacando a área e a forma do nosso Estado; -

·         Preservar os recursos naturais Possibilitar um desenvolvimento e interação social ;

·        - Consolidar conceitos de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar.

 

Caracterização da área de estudo.

Alagoas é um estado brasileiro situado na região Nordeste. Seu território apresenta diversas paisagens. O espaço geográfico natural de Alagoas é formado a partir de elementos naturais, tais como: relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Cronograma do projeto

De agosto à outubro (2 meses)

 

Desenvolvimento das atividades


1ª etapa Formar equipes distribuir a cada uma delas uma cartolina onde terão que desenhar ou escrever o que sabem a respeito do tema "Paisagens alagoanas". Estipular um tempo para que realizem o levantamento do conhecimento prévio. É preciso definir o que a turma  já sabem e o que precisam saber.  Esse momento de discussão permite que os alunos partilhem seus conhecimentos entre si e com os professores, gerando mudanças de atitude em relação ao tema.

2º etapa Promover fontes de pesquisa (sites, revistas, livros, reportagens...) para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar frente as paisagens alagoanas. Propor que os estudantes coletem, selecionem e organizem os dados obtidos na pesquisa.

3ª etapa - Partindo para a ação
Pedir para que cada aluno faça um levantamento em sua casa, conversando com os adultos, para saber qual é o tipo de paisagens naturais e culturais de Alagoas.


 Avaliação:

Observar a interação do aluno com o projeto. Verificar o desenvolvimento da ação positiva frente às propostas. Perceber a mobilização individual e coletiva para preservar e melhorar o seu entorno. Verificar se o aluno percebe que esse trabalho não se resume a uma iniciativa pontual. Observar se o painel criado reflete um posicionamento crítico em relação às propostas. Avaliar se o aluno, tendo realizado várias atividades em pequenos grupos de busca de informações em fontes variadas, é capaz de cooperar nas atividades de grupo e acompanhar as etapas do projeto.

MODELO DE LEMBRANCINHA
 
COQUEIRO



Um comentário: