segunda-feira, 14 de maio de 2012

DEFINIÇÃO SOBRE TDAH

     Muitas são as dúvidas sobre o que realmente é  TDAH. Estou vendo sobre o assunto, na Disciplina Teorias Psicológicas da Aprendizagem. Sempre é bom compartilhar.

Leia e fique por dentro.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
 
Definição de TDAH
O TDAH é um dos problemas que afeta o indivíduo desde a infância. O transtorno compreende a existência de uma, ou duas ou três dessas características:  falta de atenção, hiperatividade, impulsividade.  No entanto, hoje é sabido que tais sintomas continuam na vida adulta em cerca de 60% das crianças que tiveram TDAH. Ou seja, os adultos também podem sofrer de TDAH. No entanto, poucos deles costumam ser identificados ou tratados como “adultos com TDAH”. No caso destes, pode haver algumas variações nos sintomas. Por exemplo, o adulto pode apresentar inquietação física ou mental ao invés de hiperatividade. Além disso, geralmente apresentam problemas consideráveis no seu dia-a-dia, nos relacionamentos interpessoais e no ambiente profissional. (ver capítulo “TDAH em Adultos” no final deste artigo).
O diagnóstico de TDAH é dado somente se uma série de sintomas está presente desde antes da idade de sete anos. Além disso, as deficiências provenientes dos sintomas, devem ocorrer em mais de um ambiente. Por exemplo, uma pessoa pode apresentar deficiências dentro de casa, na escola ou no trabalho. Também deve ficar claro que os sintomas interferem na capacidade de atuação do indivíduo, seja em casa, em seu meio social ou profissional.

Sintomas do TDAH

 Existem três categorias diferentes de sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.
A desatenção pode não ser perceptível até que a criança comece a conviver no ambiente desafiador da escola. Nos adultos, os sintomas da desatenção pode se manifestar no trabalho e em eventos sociais.
Uma pessoa com TDAH pode apresentar alguns ou todos os sintomas abaixo:

  • Dificuldade de prestar atenção a detalhes e tendência a errar por desleixo na escola ou em outras atividades, produzindo trabalhos que geralmente são desorganizados ou desleixados.
  • Distrair-se facilmente com estímulos irrelevantes e interrompe suas tarefas com freqüência para prestar atenção a coisas ou eventos sem importância, que são geralmente ignorados pelos outros.
  • Incapacidade de manter a atenção nas tarefas ou atividades.
  • Raramente terminar deveres, serviços ou tarefas de desempenho que exijam concentração.
  • Passar freqüentemente de uma atividade para outra, sem ter terminado a primeira.
  • Protelações, ou seja, costumar deixar o que tem a fazer para depois.
  • Desorganização na rotina de trabalho.
  • Esquecimento de atividades diárias (por ex: faltar a compromissos, esquecer o lanche, etc.)
  • Não conseguir terminar tarefas, como deveres de casa ou trabalhos escolares.
  • Mudar de assunto frequentemente, não conseguir ouvir, não conseguir acompanhar conversas, e não seguir os detalhes ou as regras de atividades sociais.
Os sintomas da Hiperatividade podem se tornar aparentes em crianças ainda na fase pré-escolar e quase sempre se manifestam antes da idade de 7 anos. Os sintomas incluem:
  • inquietação, ou agitação ao permanecer sentado;
  • levantar-se com freqüência e andar ou correr pelos cantos;
  • correr ou pular excessivamente fora de hora (em adolescentes este sintoma pode aparecer como agitação);
  • dificuldade de agir serenamente ou participar de atividades de lazer mais tranqüilas;
  •  estar sempre em movimento;
  • falar excessivamente e com freqüência.
A hiperatividade pode variar de acordo com a idade e a fase do desenvolvimento.
Crianças menores e em fase pré-escolar com TDAH tendem a permanecer constantemente em movimento, saltando sobre os móveis, e apresentam dificuldades para participar de atividades de grupo mais sedentárias. Podem, por exemplo, ter problemas para ouvir uma história.
Crianças na idade escolar revelam comportamento similar, porém com menor freqüência. Elas não conseguem permanecer sentadas, movimentam-se muito, mostram-se inquietas e/ou falam excessivamente.
Em adolescentes e adultos, a hiperatividade pode se manifestar através de sensações de inquietação e da dificuldade para participar de atividades sedentárias mais tranqüilas. Costumam ter também dificuldades para esperar ou aguardar por alguma atividade ou uma pessoa.
 Os sintomas da Impulsividade compreendem:
  • impaciência
  • dificuldade para dar respostas longas
  • disparar respostas impensadas antes que a pergunta seja finalizada
  • dificuldades para aguardar sua vez
  • interromper ou se intrometer frequentemente em assuntos alheios, a ponto de causarem problemas em ambientes sociais e profissionais
  • iniciar conversas em horas impróprias.
     
A impulsividade pode acarretar acidentes, como também levar a roubos de objetos ou agressões físicas. As crianças com TDAH podem também se envolver em atividades potencialmente perigosas, sem medir suas conseqüências.
Muitos desses sintomas ocorrem, de tempos em tempos, em jovens normais. No entanto, no casos de crianças ou adolescentes com TDAH eles ocorrem com bastante freqüência – em casa e na escola ou quando vão visitar os amigos. Eles também interferem no cotidiano da criança, em suas atividades diárias.
O TDAH é diagnosticado após as crianças apresentarem, de forma consistente, seis ou mais dos sintomas de desatenção e/ou da hiperatividade/impulsividade, em pelo menos dois ambientes, como em casa e na escola, pelo período mínimo de 6 meses.

P
rognóstico do TDAH
Algumas crianças com TDAH – de 20 a 30% aproximadamente – desenvolvem problemas de aprendizagem que podem não melhorar com o tratamento do TDAH. O comportamento hiperativo pode estar associado com o desenvolvimento de outros transtornos, particularmente o transtorno de conduta e o transtorno opositivo-desafiador. Não é conhecida a razão desta associação. 
Muitas crianças com TDAH, no final, acabam se ajustando. Algumas, no entanto, especialmente aquelas com transtorno opositivo-desafiador associado, acabam sendo expulsas da escola. Esses indivíduos geralmente apresentam em suas futuras carreiras um rendimento muito pior do que o daqueles que não tiveram o transtorno.
A desatenção tende a persistir ao longo da infância e adolescência, bem como na idade adulta. Os sintomas da hiperatividade e da impulsividade tendem a diminuir com a idade.
Conforme vão se tornando mais velhos, alguns jovens que tiveram TDAH severo, desde os meados da infância, passam a vivenciar períodos de ansiedade e depressão.
Existem vários sinais de TDAH que parecem piorar, quando o grau de exigência, na escola ou em casa, aumenta. São eles:
  • não dar ouvidos a qualquer tipo de instrução;
  • ser incapaz de se organizar, seja em casa ou na escola;
  • não parar de se mover, sobretudo com as mãos ou os pés;
  • falar demais;
  • não conseguir terminar projetos, inclusive trabalhos e dever de casa;
  • não prestar atencão nem reagir aos detalhes;
  • tirar notas baixas na escola;
  •  isolar-se de seus colegas por causa das notas baixas e de depressão secundária.

Tratamento do TDAH

O tratamento vai depender de um diagnóstico preciso da criança. Deve-se levar em conta todos os problemas específicos e os recursos que podem contribuir para sua melhora. O TDAH deverá ser tratado por uma equipe multidisciplinar, onde não podem faltar um neuropsiquiatra e um psicólogo cognitivo-comportamental.
Não é fácil conviver e lidar com crianças que sofrem de TDAH. Pais e professores podem adotar procedimentos genéricos para controlar o comportamento problemático da criança, mas eles precisarão de aconselhamento e apoio de um especialista. 
 Fontes:
Tradução: M. Cardoso
Revisão: Fátima Cristina Ferreira

Um comentário:

  1. Muito boa as informações, com certeza as pessoas ficaram mais informadas e vão compreender esse processo tanto em casa como na escola.Valeu garota!

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