sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DINÂMICAS PARA O INÍCIO DAS AULAS

Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
A escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se 'amarrar nela'!”
(Paulo Freire)

Dinâmica de apresentação


Objetivo: Integração da turma
Material: 1 caixa, balas e cartões em branco

Procedimentos:

Todos sentados em círculo, a professora dará início à apresentação, falando seu nome, onde mora, o que gosta de fazer, etc.
Retira da caixa um cartão e uma bala e escolhe uma pessoa para entregar a caixa.
A pessoa que receber irá fazer o mesmo, se apresentar e retirar da caixa à bala e o cartão, e assim até o último.
Quando todos se apresentarem, pegarão o cartão em branco e escreverão uma mensagem para o colega, em seguida trocarão acompanhados da bala e de um caloroso abraço.


Observação: Quando for entregar a caixa a pessoa que escolheu, no momento que ela se apresentar já anote o nome no cartão, para não acontecer de esquecer.


DINÂMICA: Amigo secreto

Objetivos: Permitir a apresentação de um grupo.

Material: Estrelas (de papel, papelão, cartolina ou similar) com os nomes dos participantes, aparelho de som uma música tranqüila, folhas em branco, canetas e lápis coloridos, crachás para edificação dos participantes. 

Procedimentos:
O facilitador distribui aos participantes estrelas (o formato pode ser outro também) com o nome de outro participante, solicitando aos mesmos para guardar sigilo quanto ao nome recebido e se for o próprio nome devolver a estrela e, tirar outra.
Coloca-se uma música tranqüila de fundo e pede-se ao grupo que caminhe calmamente pela sala, observando disfarçadamente a pessoa cujo nome está com ele. e pensando de que forma poderia representar a pessoa.
Após um minuto solicita-se a todos que se sentem e desenhem como imaginam ser a pessoa que estavam observando quanto à:
•   O que ela gosta de comer;
•   Qual a cor preferida;
•   Que presente você daria a esta pessoa.
Quanto todos tiverem terminado cada um irá apresentar a pessoa cujo nome está com ele. Àquele que foi apresentado pode argumentar, concordando ou discordando e citando os porquês.
Cabe o facilitador conduzir a discussão e comentar a dinâmica de acordo com seus objetivos.

Fonte: (Dinâmica on line)

DINÂMICA: DA CONFUSÃO À ORDEM


Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
Aproveite a dinâmica para determinar com os alunos as regras da sala.

Fonte: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/volta01.htm


Dinâmicas Quebra-Gelo (descontração)

A construção coletiva do rosto

Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros.

Aplicação:

a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;
b) O professor distribui para cada participante uma folha de papel sul fite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sobrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- passar novamente;
- desenhar um olho;
- passar novamente;
- desenhar o outro olho;
- passar à direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente, ao ver seu desenho finalizado.

Fonte: A Construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola.


DINÂMICA: TEIA DE ARANHA

Objetivo:
•    Estimular o entrosamento entre os alunos.
Procedimentos:
•    Propor que os alunos fiquem em pé, formando um círculo.
•    Entregar um rolo de barbante ou cordão.
•    Solicitar um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma mensagem sua.
•    Sucessivamente um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.
•    Em um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a confecção de um painel de combinados da classe.
•    Para encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...
Fonte: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/volta01.htm

Está dinâmica é maravilhosa, aqui está em forma de vídeo, mas querendo os slides envio, pode entrar em contato: icost@ig.com.br

video





6 comentários:

  1. Estava procurando mesmo umas dinâmicas, mas realmente não tenho tempo de pesquisar que bom que temos você para nos auxiliar nessas horas.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Era tudo que eu queria, faço da Sheilas minhas palavras, só tenho a agradecer a vc pelas suas pesquisas e criatividade.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivanilda,
    ótimas as dicas de dinâmica.

    Achei importante responder ao comentário anômino principalmente por ele ter sido respeitoso. O problema foi apenas ser anônimo.

    Coloquei o seu link lá no meu blog.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. adorei tudo.
      http:artesanatodeluxo.blogspot.com
      http://saladamixtta.blogspot.com

      Excluir