DIA 04 DE OUTUBRO DIA DOS ANIMAIS.
Justificativa:
O presente projeto irá realizar um estudo sobre os animais, assunto que é abordado no currículo do 2º ano. O projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grande grupo.
Além de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, o mesmo, será trabalhado através de estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas da construção deste projeto.
Através dos animais, procurare também colaborar para desenvolver um ambiente agradável e de bons relacionamentos, contribuindo a ampliação das relações afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores: mais solidárias e que respeitem o próximo e suas individualidades.
O presente projeto irá realizar um estudo sobre os animais, assunto que é abordado no currículo do 2º ano. O projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grande grupo.
Além de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, o mesmo, será trabalhado através de estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas da construção deste projeto.
Através dos animais, procurare também colaborar para desenvolver um ambiente agradável e de bons relacionamentos, contribuindo a ampliação das relações afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores: mais solidárias e que respeitem o próximo e suas individualidades.
Objetivo Geral:
Compreender as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo.
Compreender as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo.
Objetivos Específicos:
- Colaborar para uma aprendizagem reflexiva;
- Desenvolver atividades dinâmicas e construtivas;
- Ler e ouvir com atenção as histórias que tratam sobre os animais;
- Enriquecer o vocabulário através dos contos trabalhados em aula;
- Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
- Despertar o interesse pela leitura;
- Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
- Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas.
Questões Norteadoras:
- Que diferenças básicas existem entre os animais?
Recursos Utilizados:
- Leituras;
- Brincadeiras;
- Jogos;
- Desenhos;
- Construção de animais com arame;
- Músicas;
- Dobraduras;
- Teatro (fantoches e dedoches).
Estratégias Usadas:
- 1 º Estratégia: Cada aluno receberá uma figura contendo um animal. Com esta gravura os alunos terão de descrever o animal que receberam para os demais colegas, segundo suas características.
- 2 º Estratégia: Explicação dos diversos grupos de animais, sendo eles, mamíferos, aves, aquáticos, anfíbios e répteis. Logo os alunos se dividirão em grupo para colar as figuras dos animais nos cartazes correspondentes.
- 3 º Estratégia: Bingo dos sons dos animais, os alunos deverão associar o som (CD) com o respectivo animal e marcar na cartela. O primeiro aluno que gritar “Bingo” deverá ir até o quadro e escrever os nomes dos animais de sua cartela.
- 4 º Estratégia: Classificação dos animais. No caderno responder as perguntas propostas pela professora sobre os animais que receberão.
- 5 º Estratégia: Peixinho e a letra. Cada aluno receberá um peixinho contendo uma letra, e cada aluno terá de dizer o nome de algum animal com aquela inicial para que o restante da turma o desenhe.
Avaliação:
A avaliação será a partir de:
- Participação em todas as atividades propostas pelo projeto;
- Envolvimento nas tarefas;
- Interesse e motivação com os jogos e brincadeiras;
- Desenvolvimento da escrita e leitura;
Culminância do Projeto:
- Construção de animais com arame, para expor na entrada da escola.
- Entrega de lembrancinhas para a turma, contendo um animal estudado de E.V. A para que guardem como significado do nosso estudo.
- Apresentação dos grupos com dedoches.
- Passeio em um ambiente onde se possa encontrar algumas espécies de animais e conhecer como eles vivem.
MOLDES
Nenhum comentário:
Postar um comentário