PÚBLICO ALVO: Ensino
Fundamental I
OBJETIVO GERAL:
Despertar o
gosto de ler nos alunos e, consequentemente,
formar alunos capazes
de interpretar bem o que leem e de se expressar corretamente. Incentivar a
leitura, estimulando a criatividade, o espírito inventivo e a curiosidade
dos estudantes com a intenção de contribuir para formar uma nova geração de leitores, mais capaz e mais crítica.
dos estudantes com a intenção de contribuir para formar uma nova geração de leitores, mais capaz e mais crítica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Contribuir para a formação de um
leitor autônomo e proficiente;
- Assegurar e democratizar o acesso
ao livro e à leitura, a partir da compreensão do valor da leitura como
instrumento indispensável para que as pessoas possam desenvolver
plenamente suas capacidades humanas, exercer seus direitos, participar da
sociedade, melhorar seus conhecimentos educativos;
- Estabelecer relações entre a
criação literária e outras formas de arte como a música, o teatro e a
pintura, etc.
- Valorizar e fortalecer os saberes
sócio-culturais contidos nas histórias como elemento de consolidação de
uma identidade cultural fiel à composição social da comunidade envolvida.
- Promover, através da contação de
histórias, a divulgação de hábitos e informações educativas de uma forma
pedagógica;
- Desenvolver o prazer de ler
começando pelos gibis de Mauricio Ricardo, ouvir poemas e outros
textos literários;
- Produzir histórias em quadrinhos,
e poemas, utilizando recursos e tipos conhecidos; acrósticos, paródias,
paráfrases, sonetos;
METODOLOGIA:
- Criação do Clube Maluquinhos por
Leitura;
- Seleção de um acervo de histórias
com conteúdo educativo, bem como poesias;
- Escolha de autores para serem
trabalhados durante o ano;
- Momento de leitura nas salas de
aula;
- Comentários sobre os textos lidos;
- Anotações e exercícios;
- Oficinas de produção (criação de
gibis, poemas: acrósticos, paródias, paráfrases, sonetos,
montagens);
- Saraus;
- Seminários;
- Apresentações teatrais (reconto
das histórias).
AVALIAÇÃO:
- Elaboração de uma ficha para
acompanhamento da leitura do aluno
- Elaboração do relatório final
(após as apresentações dos trabalhos)
- Elaboração de uma ficha avaliação
do projeto.
- Elaboração de fichas de
acompanhamento da leitura contextualizadas com cada idade série.
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que a concretização deste Projeto de Intervenção “Nas ondas da Leitura” possa resgatar o hábito da leitura e da escrita, contribuindo para a formação do cidadão – leitor – escritor inserindo-o no mundo atual como sujeito ativo de sua cultura e de sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário