Como começar o ano letivo de 2014? Como fazer Dinâmicas de Grupo para Primeiro dia de Aula. O primeiro dia de aula é dia de entrosar, de conhecer a turma, de promover dinâmicas de apresentação.
"Brincar com crianças não é perder
tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda
é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios
estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)
VEJA AS DICAS:
As vogais - Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos
Em sala de aula, reuna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.
Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2
"Todos devemos colaborar para fazer da escola um local agradável."
"Juntos formamos uma equipe dinâmica."
"Ninguém nasce pronto, é preciso esforço e determinação."
"A educação é o primeiro passo para um futuro melhor."
"A escola lhe oferece oportunidade para se tornar tudo o que você pode ser."
"Todos possuímos capacidade de melhorar."
"O esforço é necessário para se obter o sucesso."
"A coragem e a determinação são nossas companheiras."
"Aprender é um direito e um dever do aluno."
"Você vai experimentar uma sensação de realização ao concluir este ano letivo."
"A escola é apenas o primeiro degrau de uma longa escada que o levará ao sucesso."
"Sorria, você está chegando na sua Escola!"
"Seja bem-vindo, sua presença muito nos alegra!"
"Que bom que você está aqui!"
"Caros alunos, a direção, os professores e funcionários saudamos sua honrosa presença."
"Escola, local onde os amigos se encontram."
"Mais um ano que começa, seja bem vindo a sua Escola."
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.
Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2
Tudo sobre mim - Dinâmicas para 1º dia de aula
Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
Procedimento
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
Procedimento
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
Dinâmicas de Integração para 1º primeiro dia de Aula Memorização de nomes
As dinâmicas de integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo que os participantes
se apresentem, que memorizem os respectivos nomes, que iniciem um
relacionamento amistoso e que se desfaçam as inibições que falem de suas
expectativas para o início do ano letivo ou do curso.
O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira.
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por
exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem
é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.
2) Apresentarte:
Material Necessárrio: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô!
Formar uma grande roda
com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma
cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou
eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.
4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de
forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá
encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem
seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável.
Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la
atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em
grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo
mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos
participem.
6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase.
Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..". O segundo
continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte
dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos
os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um
participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e
sentar-se de novo.
Adivinhe quem é?
Frases para Primeiro dia de Aula - Cartão e Cartaz
"A escola é sua segunda casa, respeite-a! Estamos de braços abertos para recebe-los!""Todos devemos colaborar para fazer da escola um local agradável."
"Juntos formamos uma equipe dinâmica."
"Ninguém nasce pronto, é preciso esforço e determinação."
"A educação é o primeiro passo para um futuro melhor."
"A escola lhe oferece oportunidade para se tornar tudo o que você pode ser."
"Todos possuímos capacidade de melhorar."
"O esforço é necessário para se obter o sucesso."
"A coragem e a determinação são nossas companheiras."
"Aprender é um direito e um dever do aluno."
"Você vai experimentar uma sensação de realização ao concluir este ano letivo."
"A escola é apenas o primeiro degrau de uma longa escada que o levará ao sucesso."
Frases de Boas Vindas para início das aulas - Devem ser espalhadas pela escola
"Seja bem vindo a uma jornada rumo ao conhecimento, bem vindo a escola.""Sorria, você está chegando na sua Escola!"
"Seja bem-vindo, sua presença muito nos alegra!"
"Que bom que você está aqui!"
"Caros alunos, a direção, os professores e funcionários saudamos sua honrosa presença."
"Escola, local onde os amigos se encontram."
"Mais um ano que começa, seja bem vindo a sua Escola."
Frases e Pensamentos para o Início das aulas - Palavras para o início do ano letivo
Alguns pensamentos para o começo das aulas, frases e palavras de
reflexão para o início do ano letivo, para serem lidas para professores,
alunos e funcionários.
"Um país sem educação de qualidade é um país sem futuro. Educadores, o futuro de nossa nação está em suas mãos." (Luis Alves, frases de boas vindas para professores no primeiro dia de aula)
"Trate as pessoas como se elas fossem o que deveriam ser, e ajudá-los a se tornarem o que são capazes de se transformar." (Johann Wolfgang von Goethe)
"Estudante, seja bem vindo a uma
nova etapa de sua formação, aqui estamos para auxilia-lo numa jornada
rumo ao aprendizado e conhecimento." (Luis Alves)
"Se a única ferramenta que você tem é um martelo, você tende a ver cada problema como um prego." (Abraham Maslow, pensamentos e frases de começo das aulas, começo ano letivo)
"Aluno, seja bem vindo a extenção de sua casa, seja bem vindo a escola, local de crescimento, como indivíduo e cidadão." Luis Alves)
"Educação custa dinheiro, a ignorância não tem preço." (Claus Moser)
"Não se limite. Muitas pessoas se
limitam ao que elas pensam que podem fazer. Você pode ir tão longe
quanto sua mente permite.O que você acredita, você pode conseguir. " (Mary Kay Ash)
"Cada homem deve olhar para si para lhe ensinar o significado da vida. Não é algo descoberto. É algo moldado." (Antoine de Saint-Exupery)
"O maior sinal de sucesso para um professor é ser capaz de dizer: As crianças estão agora trabalhando como se eu não existisse." (Maria Montessori, frase para incentivar professor no início das aulas)
"Alunos, professores e
funcionários, sejam bem vindos ao início de mais um ano letivo,
trabalhando em harmonia, juntos atingiremos nossos objetivos pessoais e
profissionais." (Luis Alves)
O processo de volta às aulas deve ser compreendido a fundo pois de
certa forma é um marco para o estudante, seja ele novato, começando o
ensino fundamental ou retornando para uma nova jornada. As boas vindas
representam o primeiro contato entre aluno e escola, aluno e professor,
aluno e colegas de sala, vários estudos recentes na área da psicologia
da educação apontam que quando alunos são bem recebidos nos primeiros
dias de aula o processo de retorno ou começo das atividades se torna
mais produtivo pois o aluno passa por essa etapa de uma maneira lúdica e
amigável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário